top of page
Textura 3.png
Tina melo.png

Tina Melo

1985, Cachoeira, Bahia, Brasil.
Vive e trabalha entre Salvador e Cachoeira, Bahia, Brasil.

É artista transdisciplinar, pesquisadora, educadora e feminista. Ekedji de Yansã, filha de costureira, neta de uma bonequeira e uma agricultora.

 

Desenvolve projetos autorais na performance-arte, instalação, fotografia, audiovisual, e atua também como diretora de arte, figurinista e maquiadora para teatro e cinema. Investiga as narrativas visuais como possibilidades de criação de imagens e histórias negras que afirmam potências e recriam existências, para além da dor.

 

É doutoranda em Artes Visuais pela UFBA, onde investiga as trajetórias de mulheres negras como motivadoras para criação de performances; Mestra em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela UFRB, onde pesquisou a produção dus artistes visuais negres no Recôncavo da Bahia, que teve como resultado o livro “Traço Negro; Especialista em Estudos Étnicos e Raciais pelo IFBA, e graduada em Artes Visuais pela UFBA.

Atua nas artes visuais desde 2000, tendo participado de mostras como a Bienal do Recôncavo, os Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia, do Challe Wote Street Arte Festival em Gana, e residências artísticas nacionais e internacionais (Pemba, Sesc-SP (2022); Sacatar em Itaparica-BA (2021);  pIAR em Kumasi, Gana(2019).

bottom of page